Pesquisas recentes revelaram que o faturamento dos e-commerces poderia ser até 25% maior se todos os carrinhos abandonados fossem revertidos em vendas.
Para recuperar as oportunidades perdidas e acelerar os resultados, o primeiro passo é investigar os motivos pelos quais os clientes não estão concluindo as compras.
Quando você
monitora as atividades do consumidor para identificar em quais etapas está ocorrendo a desistência, é possível criar estratégias para mudar essa realidade e expandir as metas de vendas.
Saiba mais a seguir!
Por que o lead abandona o carrinho?
Antes de citar algumas ações eficientes para recuperar os carrinhos abandonados, confira a seguir algumas das principais causas para a desistência da compra:
Custo inesperado: altas taxas de envio e despesas extras com itens adicionais obrigatórios;
Longos processos de compra: cadastros muito complexos e dificuldade para recuperar a senha em caso de esquecimento;
Formas de pagamento: poucas opções de pagamento ou falta de confiança no site;
Problemas de carregamento: sites não responsivos para mobile, erros constantes e lentidão;
Falta de suporte: dificuldade para esclarecer dúvidas e solicitar mais informações antes de finalizar a compra.
Convertendo os carrinhos abandonados em vendas
Após avaliar os pontos de melhoria do seu e-commerce e levantar as possíveis causas para o abandono de carrinho, chegou a hora de elaborar estratégias para recuperar as vendas. Confira algumas ações poderosas a seguir:
Invista em remarketing
O remarketing está entre as principais estratégias utilizadas para transformar as oportunidades perdidas em vendas.
Produza anúncios atrativos e envie e-mails marketing convidando o consumidor a finalizar a compra.
Na estratégia de conteúdo, utilize gatilhos de urgência e CTAs objetivos para que o lead perceba facilmente a ação desejada. Já na parte visual, vale a pena investir em ações com fotos dos produtos já visualizados e adicionados ao carrinho, para gerar identificação.
Ofereça benefícios e condições especiais
Por trás do carrinho abandonado, existe uma pessoa que, em algum momento, demonstrou interesse em adquirir o seu produto.
Sendo assim, a oferta de benefícios adicionais pode ser crucial para a conclusão da venda.
Envie e-mails com cupom de desconto, frete grátis ou com a oferta de algum brinde complementar. Esse tipo de estratégia faz com que o consumidor visualize novos motivos para concluir a compra que havia abandonado inicialmente.
Revise a usabilidade do site
Por meio de testes A/B, é possível identificar as oportunidades de melhoria do seu site para deixá-lo mais atrativo para a experiência do usuário.
É importante lembrar que a sua plataforma de e-commerce deve ter um layout intuitivo, com botões posicionados estrategicamente. Afinal, quanto mais fluida for a navegação do seu site, mais ágil e eficiente será o caminho até a conversão.
Melhore o checkout
Ter um checkout otimizado é fundamental para guiar o consumidor até a conversão.
Na etapa de cadastro, solicite somente as informações que forem essenciais para a realização do pedido:
Nome;
Telefone;
Endereço de entrega;
CPF;
E-mail;
Dados para pagamento.
Outra opção para simplificar o processo de compra é a oferta da opção de login via Gmail ou Facebook. Ao eliminar a necessidade de digitar os dados, a finalização do pedido se torna muito mais ágil.
Diversifique as opções de pagamento
Ofereça todas as opções de pagamento disponíveis que possam ser atrativas para o seu consumidor: cartão de crédito, pix, boleto bancário e débito online, entre outras.
Também é importante aceitar diferentes bandeiras e opções de parcelamento Desse modo, sua empresa irá atingir uma grande fatia de consumidores em potencial.
Automatize o atendimento
Como exposto anteriormente, a falta de suporte está entre as principais causas para o abandono de carrinho.
Para solucionar essa questão, o chatbot é uma estratégia altamente eficiente. Isso porque, com a
automatização do atendimento, o cliente se sentirá mais confiante para finalizar a compra.
Por meio dessa ferramenta, a empresa fica disponível 24 horas por dia para esclarecer as principais dúvidas do cliente em tempo integral e garante uma comunicação eficiente a qualquer hora do dia.
Recupere as suas vendas com a Hook
A Hook é uma ferramenta da BW8 Martech que permite o monitoramento dos produtos abandonados em tempo real para categorizar as oportunidades de vendas conforme o produto e perfil do consumidor.
A solução integra todas as ferramentas e plataformas para otimizar o processo de atração e fidelização dos clientes, e recuperar o faturamento em vendas.
Fale com o nosso time de especialistas e saiba como maximizar os resultados das suas campanhas.