Aumentar a produtividade e reduzir os custos com a operação é um objetivo comum entre as empresas, e pode ser facilmente alcançado por meio da automação.
Por meio de softwares de gestão é possível executar um trabalho ágil, eficiente e baseado em dados para reduzir as falhas e otimizar os processos no dia a dia.
É por isso que hoje vamos te explicar como a automação de processos pode ajudar a sua empresa a conquistar um crescimento acelerado, com mínimo esforço.
O que é automação?
Automatizar um processo é utilizar a tecnologia e suas ferramentas para transformar uma atividade manual em algo automático.
Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de substituir o trabalho humano, mas de utilizar a estratégia para auxiliar as demandas diárias, reduzir falhas e otimizar o tempo e os custos operacionais.
Por que automatizar processos?
A automação é uma necessidade urgente e oferece uma série de vantagens para as operações de marketing e vendas.
Com a tecnologia cada vez mais presente nas rotinas operacionais, as empresas que se limitam à execução manual deixam de ser competitivas no mercado.
Isso porque, além de aumentar a produtividade e otimizar o tempo da equipe, é possível:
Fidelizar clientes;
Investir em uma equipe reduzida, porém especializada;
Integrar diferentes plataformas;
Melhorar a receita;
Reduzir custos;
Reduzir os índices de erro;
Tomar decisões mais assertivas.
Uma nova experiência de atendimento
Se engana quem pensa que a automação fica limitada ao envio automático de e-mails. Essa estratégia vai muito mais além!
A verdade é que o segredo para alcançar resultados é utilizar estratégias personalizadas e escaláveis, com foco na experiência do cliente, por meio de ferramentas tecnológicas como o Chatbot.
O atendimento via robô pode ser implementado em sites e redes sociais para estabelecer uma comunicação com o cliente em tempo integral.
Aqui, a interação é realizada por meio da troca de mensagens com uma inteligência artificial que oferece atendimento personalizado, semelhante ao contato humano, 24 horas por dia.
Automação e qualificação de leads
O processo de qualificação de leads não precisa ser um desafio!
É possível criar e fortalecer o relacionamento com a persona por meio da estruturação de um fluxo de nutrição via e-mail, por exemplo, para preparar o lead para o momento da compra.
Nesse cenário, o time de marketing utiliza uma ferramenta de automação para enviar conteúdos relevantes em uma frequência pré-estabelecida, conforme a etapa do funil de vendas.
Integrando Automação e CRM
Um importante aliado nessa estratégia é o CRM, que permite a visualização global dos dados da sua base de clientes para guiar as ações do time comercial de forma assertiva.
Com isso, o vendedor recebe as oportunidades resultadas das ações executadas pelo time de marketing e faz o contato no momento exato em que o lead está pronto para a compra, aumentando as chances de conversão.
O lead converteu, e agora?
É hora de fidelizar!
Quando você utiliza um sistema de CRM aliado à automação, é possível estimar a frequência de uso do produto e enviar um cupom de desconto de forma automática via e-mail quando estiver na hora de repor.
Assim, as chances de retenção aumentam significativamente e a sua marca se faz cada vez mais presente na mente do seu consumidor.
E aí, você está pronto para automatizar os seus processos e sair à frente dos concorrentes? Fale com nosso time de especialistas e saiba como podemos te ajudar.