Acabou o RD Summit 2022, ufa! Foram tantas palestras, novidades, conversas, conceitos e encontros transformadores que precisamos de uns dias para deixar tudo assentado direto. Agora, com a energia renovada, selecionamos algumas das coisas que acreditamos ser o mais importante neste momento.
Percepção inicial: a queda do mundo entre marketing e vendas.
A primeira percepção é que as pessoas continuam na mesma vontade e intensidade para aprender e evoluir quando o assunto é Marketing e Vendas. Isso soa como música aos ouvidos, correto? Sim! O entendimento que a fluidez entre esses departamentos é fundamental para o sucesso de uma marca só cresce. Não deveriam existir muros ou métricas diferentes entre estas equipes, afinal estão todos no mesmo barco e precisam estar na mesma direção. O marketing precisa abrir mão das métricas de vaidade e o time comercial precisa abastecer toda empresa de informações de mercado, resultados das reuniões e qualificação de leads, é assim acontece uma dobradinha campeã.
O que aprendemos em 9 anos: as fases do digital nas empresas.
O Marketing Digital que hoje todos conhecem, ainda estava tímido em meados de 2013. Lá, nossa missão era construir base de presença digital: um bom site, com SEO estruturado com links ajustados para um bom ranqueamento nos motores de busca. Logo depois, veio a fase de reconstrução de sites, estratégias de redes sociais e conteúdos de engajamento.
Os anos se passaram e Inbound Marketing virou o protagonista nas empresas. Arrisco dizer que, naquele momento, ele era quase indispensável nos planejamentos digitais, considerando o volume de oportunidades e a necessidade de uma qualificação. Como a maioria das marcas não estavam preparadas para investir grandes volumes em mídia paga no digital, produzir conteúdo orgânico era a esperança de resultados.
2020 chegou e a pandemia fez com que as empresas tivessem que recalcular rotas, improvisar planos e apertar os cintos. Diante disso, o digital saltou como melhor horizonte para as estratégias de marketing.
Gestores começaram olhar para suas pipelines repletas de leads, com funis desorganizados (isso quando existiam) e entenderam que precisavam aproveitar melhor as oportunidades que já estavam em casa. Diante do caos, uma bandeira de paz foi estendida, comercial e marketing sentaram para conversar. Descobriram juntos que dessem atenção ao funil de vendas e observassem todas etapas da jornada, conseguiriam reverter oportunidades paradas em vendas, fossem elas novas, upselling e cross-selling.
Esse foi o momento da virada. A briga mudou, passou a ser conjunta por mais verba para o digital. Agora era possível mensurar, em tempo real, os resultados de cada ação, seja ela vinda do marketing ou do comercial. Com os primeiros resultados na mesa, todos começaram a entender que as estratégias construídas desde de 2013 formaram a base para o resultado de hoje.
Chego então à conclusão que nos move hoje: não existe marketing ou comercial, mas sim Marketing E (+) VENDAS. Muitos já entendem que precisam de branding + presença de marca (seja digital ou off) + frequência + inbound + funil de vendas e aí por diante. EM RESUMO: as estratégias se SOMAM.
Ou alguém aqui vai dizer que pode abrir mão do seu site, ranqueamento, CRM e conteúdo? Os departamentos e estratégias se uniram em uma simbiose perfeita. Empresas que ainda não vivenciam esta união, escutam o som da buzina, e se não acordarem serão atropeladas pelas novas estratégias. Lembrando que tudo é uma soma, se você já estiver em movimento com o mercado, vai se acoplar as novas estratégias mais rápido e assim conseguir estar sempre atualizado.
Tudo é [E], com o que vamos somar agora?
Da união Marketing e Vendas, veio o FUNIL EM Y. Estratégia de colaboração entre os departamentos e com certeza a que mais converte oportunidades para os times de comerciais. Regras de passagem, SLAs e todas as KPIs são combinadas e orquestradas entre as equipes. Além da SOMA [E] das estratégias de inbound, outbound, automação, funil invertido e conversacional. Quando falamos em marketing conversacional, estamos falando da soma das interações humanas + automações no WhatsApp. Neste assunto podemos falar com propriedade, nossos melhores cases de 2022 são da SOMA de estratégias, utilizando como protagonista o WhatsApp.
Ações para redes de lojas de óticas, empresas de telecomunicações e concessionárias de veículos estão ganhando velocidade e criando uma receita de sucesso para BW8 e nossos clientes. Conseguimos centralizar canais de atendimento, integrar equipes, automatizar processos que antes estavam lentos e com falhas. Agora, desde o atendimento inicial ao pós-venda, conseguimos ter uma visão sistêmica dos processos e dados que apontam possibilidades de melhorias em tempo real.
Mas de fato, o que o foi somado às estratégias? Tecnologia para integrar sistemas, velocidade e inteligência em todos os contatos do cliente com a marca ou serviços. Dashboards que medem não só a performance, mas também os resultados de campanhas de posicionamento de marca.
Talvez você esteja pensando: “branding pode ser mensurado?!” Sim! Utilizando as ferramentas certas, hoje estamos mensurando todos os esforços da marca para poder nos direcionar aos objetivos.
Quer saber o que esta soma traz de resultado? Se o trabalho da publicidade é atrair atenção para um produto/serviços, mensurar o resultado em tempo real fará você estar sempre à frente. E depois de conseguir atenção do consumidor, através da unificação de canais e do conversation, conseguimos cuidar deste cliente durante toda jornada de compra. Tudo isso garante o aumento das taxas de conversão, recompra e fidelização.
Como fazer isso tudo?
Primeiro passo: as lideranças precisam ouvir mais e os tomadores de decisão precisam frequentar mais eventos como o RD Summit. Líderes precisam estar dispostos a enfrentar o novo e quebrar paradigmas e barreiras. Seja disruptivo, mas não somente no que você espera das pessoas. Comece com você, escute pessoas que geralmente não pararia para ouvir, leia sobre segmentos que a princípios não são similares ao seu. Confie em especialistas, aposte em empresas e consultorias de marketing que tenham esta visão de integração. Uma gestão de alto desempenho vai sempre buscar versões atualizadas de processos e apostar no novo.
E o que é o novo? Some tudo que você já fez, com o que está fazendo e esteja pronto para adicionar o que está por vir!
Conte com a gente!