"Smarketing" é um termo que foi criado para nos referirmos à estratégia de junção de dois dos principais departamentos de uma empresa: o de marketing e o de vendas (sales, em inglês, daí o "s" de 'smarketing').
Esses dois departamentos independentes têm funções distintas, mas precisam caminhar sempre de mãos dadas para evitar quaisquer interrupções ou interferências nos trabalhos um do outro. O compartilhamento de objetivos e a comunicação constante entre os dois setores também faz parte da estratégia.
A ideia do smarketing é obter resultados cada vez melhores e mais escaláveis a partir, justamente, dessa estratégia de comunicação entre os setores, auxiliados por ferramentas tanto de automação, quanto de gestão de relacionamento com o cliente (o famoso CRM).
Esses resultados desejados no smarketing só são atingidos - de forma eficaz - quando esse alinhamento entre marketing e vendas é feito de tal forma que não existam barreiras estabelecidas entre os dois setores.
Apesar do trabalho cooperativo entre marketing e vendas na estratégia do smarketing, não se deve achar que os dois setores executam o mesmo papel. Muito pelo contrário, suas funções são complementares, mas muito distintas e bem definidas.
O marketing é o setor responsável por atrair o público por meio de ações e criação de conteúdo que qualificam o lead durante todo o funil de vendas. Essas ações podem ser realizadas tanto on-line, quanto off-line, sempre capturando novos potenciais clientes.
Depois de qualificados pelo trabalho da equipe de marketing, esses leads são, então, encaminhados ao setor de venda. Isso só acontece a essa altura, porque é só nesse estágio que o lead está apto a fechar a compra, tendo certeza que aquele serviço ou produto é realmente o que ele precisa e entendendo os porquês da compra.
Para ter certeza de que esses possíveis clientes já estão realmente prontos para a solução, a qualificação desses leads passa para a análise do setor de vendas. Se estiverem prontos, chega a hora de apresentar e vender a solução em questão.
Essa movimentação híbrida (e quase simbiótica) dos dois setores elimina os conflitos, deixa as informações relevantes mais acessíveis e otimiza toda a estratégia da empresa.
Além do alinhamento das equipes, cria-se um maior conhecimento sobre o público, uma otimização das estratégias e metas mais precisas, o que acaba resultando na criação de conteúdos mais específicos pelas equipes de marketing e a geração de leads mais qualificados para o setor de vendas.
Uma dica importante para pôr a estratégia de smarketing em ação de forma mais eficaz: pensar EM CONJUNTO sobre as metas a serem atingidas. Ambos os setores detêm informações essenciais para o sucesso da estratégia. Juntar essas informações para definir metas logo nas fases iniciais do planejamento é uma estratégia muito interessante a ser considerada.
Quando marketing e vendas se juntam, as chances de sucesso são muito maiores.
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