Em fevereiro de 2023, um plano de saúde de pequeno porte procurou a agência com a intenção de ampliar sua presença no mercado. Nada mais justo, considerando que o plano de saúde conta com o apoio do Hospital Evangélico de Londrina e da Clínica de Vacinas e Internação Domiciliar, além de oferecer serviços de pronto-atendimento, atendimento pré-hospitalar e UTIs móveis 24h - tudo isso com o melhor custo-benefício da região.
Como a descentralização de informações impede o crescimento
Rapidamente, a equipe da agência identificou os fatores responsáveis por impedirem o crescimento da empresa: a entrada descentralizada de novos leads (site, telefone e WhatsApp) impedia a empresa de ter um SLA de atendimento relevante e seus resultados não eram confiáveis. A falta de organização impedia uma medição precisa de CAC e ROI, deixando os contatos abandonados pelo time comercial.
Dependendo do meio utilizado pelo cliente, o direcionamento dado tornava-se diferente. A ausência de padronização no atendimento impossibilitava a nutrição dos leads e, posteriormente, um acompanhamento adequado para que a jornada do cliente fosse percorrida com o acompanhamento necessário.
Como aproveitar o potencial dos leads (e criar novos!)
1 - Centralização
Inicia-se com a inclusão do RD Station Marketing, visando a centralização dos leads para disparos de e-mail, SMS, WhatsApp e ligações para resolver a questão do SLA da empresa.
2 - Qualificação
Depois veio a elaboração de landing pages segmentadas e direcionadas por meio de campanhas de tráfego, possibilitando a realização de testes A/B das campanhas / landing pages. Após as conversões, os leads passaram a ser qualificados por meio de bots no WhatsApp integrados ao RD Station Marketing.
3 - Nutrição
A agência criou uma “régua de nutrição” para educar os leads em relação a ações transacionais e auxiliá-los na jornada de compra e elaborou testes A/B de email e fluxos de qualificação capazes de agregar valor à marca.
Após utilizar a RD Station Marketing, RD CRM e WhatsApp, a implementação do CRM permitiu o cumprimento de todas as etapas do funil. Treinamentos com o uso contínuo do CRM padronizaram o atendimento e implementaram uma gestão completa na pipeline.
Aumento de 400%: A evolução do funil de vendas
Os resultados desta campanha surpreenderam até os mais otimistas. A evolução do funil de vendas, acompanhada em tempo real por meio da utilização de dashboards e relatórios da RD Station, comprovaram o sucesso absoluto em todas as esferas.
Uma vez que a maioria dos leads limitava-se apenas ao início da jornada do cliente, os novos hábitos incluídos na rotina da empresa aumentaram exponencialmente o retorno por parte de antigos e de novos clientes, gerando um aumento 5X maior do que o registrado pelo principal player do mercado.
Resultados financeiros acima do esperado: 1.2 milhão em receita
Aumento no volume de leads de 400% durante o período: antes com média de 300 leads / mês, durante período em que as vendas oriundas de mídia on-line não eram mensuradas. Após as ações da agência, a empresa chegou a marca de 3.095 leads, sendo mais de 45% MQLS, leads segmentados e qualificados, entregues ao time comercial.
Crescimento 5X maior em número de clientes comparado ao líder do mercado e competitividade com os maiores players do setor na região
Crescimento de 5,1% ao ano, acima da média do setor, de 2%
Crescimento de 5,1% na região, superando o líder do mercado.
Faturamento de 50% a mais de novas receitas comparado ao mesmo período do ano anterior
Receita recorrente atingindo R$ 1,2 milhão a mais após as ações da agência