Esqueça muito dinheiro, a pessoa dos sonhos e bla, bla, bla. Esqueci de te falar que esse gênio é um especialista em tecnologia, marketing e vendas. Então, ele só poderia te ajudar em estratégias da sua empresa para que você consiga entregar mais resultados, bater as suas metas e, com isso, alcançar sucesso e correr atrás do que você precisa. Acho que me perdi aqui, vamos voltar ao foco (rs). Esse gênio é "o cara" que pode colocar em ordem e acelerar as suas estratégias, mas você não pode pedir pra ele, em um estalar de dedos, deixar as suas campanhas vendedoras, estou complicando novamente, né?! Mas o que quero dizer aqui é que você tem a chance de pedir o que você sempre entendeu que faltou nas suas ações, a peça do quebra-cabeça que, ao consegui-la, vai mudar toda a história das suas ações de marketing e vendas.
Muitos aqui já devem ter pensado em 1 milhão de coisas e vão demorar dias para fazer o pedido e possivelmente não vão acertar. Mas outros aqui já tentaram de tudo, por muito tempo e sabem exatamente o que falta para conseguir os resultados esperados.
Vou ter que confessar, já fiz o meu pedido e ele mudou a jornada da BW8. Mas antes mesmo de ouvir o nosso pedido, o gênio nos fez entender a necessidade dos nossos clientes, conhecer dezenas de ferramentas e investir muito em tecnologia. Nos reunimos com as equipes de TI das empresas, times comerciais e todos os stakeholders. Descobrimos que cada empresa usa, em média, 10 sistemas, que envolvem desde ERPs, Automações, CRMs e etc. Mas agora você pode estar pensando que não vale a pena terminar este texto, porque vou falar da integração Marketing x Vendas, algo que você já ouviu e leu nos últimos anos. Se está pensando isso, vou pedir que pare de ler o texto agora, porque ele não é para você.
Primeiro, vou ter que admitir que não encontrei o tal gênio e não estou com nenhuma lâmpada mágica. Querer resolver todos os problemas com uma única ação e transformar a sua empresa é o desejo/sonho daqueles que pedi para parar de ler este texto. Até porque, acreditar em gênio da lâmpada e bala de prata já não é mais para a gente, né pessoal?
Mas você que ficou também tenha calma, tenho algo para você sim. Queria falar que o que mudou a nossa operação e interferiu de fato na nossa jornada foi algo que se resume a uma palavra somente:
Claro que ela sozinha não significa muita coisa para a gente, acaba sendo só mais algumas letras dentro do universo do marketing e vendas. Mas antes de continuar, vou contextualizar um pouco. Para isso, pedi ajuda do chatGPT, e ele vai explicar um pouco mais:
A ATRIBUIÇÃO em marketing e vendas refere-se ao processo de identificar as ações e canais que contribuem para a conclusão de um objetivo desejado, como uma venda ou a geração de um lead qualificado. Quando uma empresa fala em "dar atribuição aos leads e dados", ela quer dizer que deseja entender exatamente quais esforços de marketing e quais pontos de contato com o cliente estão efetivamente contribuindo para os resultados finais. Isso envolve rastrear e analisar a jornada do cliente desde o primeiro contato até o fechamento da venda (ou qualquer outro ponto de conversão) para saber onde investir mais e otimizar a estratégia de marketing e vendas.
Essencialmente, isso significa que a empresa quer:Voltei aqui! Acho que agora estamos nos entendendo um pouco mais, certo? Nos últimos anos, focamos nossos esforços em atribuição, que nada mais é do que rastrear, medir e otimizar todos os insumos gerados nas estratégias de marketing. Para isso, precisávamos da integração de todos os sistemas das empresas e da colaboração de todos os departamentos. Neste último item, quando se trata de pessoas, nós utilizamos um dos nossos valores, o Lifelong Learning, que representa nossa capacidade de aprender e ensinar contínua.
Portanto, precisamos ser experientes o suficiente e humildes para aprender com nossos clientes. Também nos dedicamos a trilhas educacionais para transmitir metodologias e práticas que ajudam no entendimento das estratégias sugeridas. Para auxiliar neste processo, criamos o Arena 8, um treinamento em três fases que começa com videoaulas, passa por mentorias ao vivo e se encerra em uma imersão presencial. Os resultados foram incríveis, e conseguimos colher frutos que nos premiaram de várias formas, mas o melhor foi o alinhamento com os profissionais das empresas com as quais nos envolvemos. Se quiser saber mais sobre o Arena 8, clique aqui: www.arena8.com.br.
Atribuição. Refiro-me à "responsabilidade própria de um cargo ou função; competência, prerrogativa". Trata-se de empoderar os profissionais, atribuir papéis e responsabilidades corretas a cada departamento e pessoa dentro do processo. E, ao mesmo tempo, voltamos a falar de integrar sistemas, que para muitas empresas é o grande desafio. Porque é impossível falar de atribuição e enriquecimento de dados sem mencionar ferramentas. O que realmente importa é mensurar todos os pontos de contato, como o primeiro clique, o último clique e a atribuição linear e por decaimento de tempo. Sim, estamos falando de divisão de crédito em todos os pontos de contato e atribuição baseada em posição.
Resumindo, quantos anúncios meu lead clicou, qual foi o último criativo visto antes da conversão, qual anúncio precisou de menos frequência para conversão e qual combinação de fatores diminui o tempo entre o primeiro e último ponto de contato. Além disso, como rastrear esses movimentos até o contrato assinado e a compra concluída. Isso mesmo, estamos falando de monitorar toda a jornada comercial, incluindo e-mails trocados, ligações, mensagens por WhatsApp e reuniões. Assim, conseguimos continuar atribuindo ao mesmo registro do lead todo o histórico e, dessa forma, tirar conclusões 100% baseadas em dados, levando em conta as taxas de conversão de cada etapa da jornada. Estamos, em essência, falando da verdadeira cultura Data-Driven e sua aplicação prática.
Você deve estar lendo este texto até e pensando que eu o enrolei para dizer que o segredo de tudo é atribuição. Mesmo que você concorde, isso não vai mudar nada no seu dia a dia amanhã. A complexidade dessa tarefa nos leva a uma utopia sem fim, e raramente conseguimos chegar perto de integrar sistemas para ter essa granularidade de dados.
Uma plataforma que coleta dados de diversos sistemas e fontes, utilizada em conjunto com o RD Station Marketing para analisar esses dados, facilitando o entendimento de como cada ação de marketing contribui para os resultados finais e como os recursos podem ser otimizados para um melhor retorno sobre o investimento. A Hook não só conecta todos os produtos do universo da RD Station mas também coleta dados de plataformas de e-commerce como Tray, Loja Integrada, Shopify e Mercado Livre. No conversacional, fazemos uma interação fluida de dados com Tallos, Gupshup e Zenvia. E quando falamos de CRM, as possibilidades aumentam ainda mais, integrando dados com o RD CRM, PipeDrive, Salesforce, Feegow e muitos outros. Aqui neste link, você pode conhecer um pouco mais sobre a Hook e experimentar suas soluções por 7 dias grátis: www.hook.app.br.
Fico feliz que chegou até aqui, quero agradecer por confiar e acreditar. Mas o que eu realmente preciso que você acredite é que a atribuição de dados fará a diferença na sua empresa. Entender em tempo real quais canais, criativos e gatilhos funcionam na sua operação e como sua equipe comercial reage a cada momento pode mudar o jogo em qualquer estratégia de marketing e vendas. Afinal...
Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.
já disse William Edwards Deming
A BW8 mudou sua história integrando e atribuindo dados, dando responsabilidades às pessoas dos departamentos certos, corrigindo pontos reais de melhorias e potencializando estratégias que, de fato, trazem resultados ao final do dia. Desculpe por falar o óbvio. Mas eu te desafio a fazer isso de verdade!