Você provavelmente já ouviu falar em público-alvo e é quase certo que ao iniciar o seu negócio, uma das primeiras coisas que pensou foi para quem o seu produto ou serviço se direcionaram. Você até tem essa resposta, consegue definir seu público através de algumas características, porém não consegue visualizá-lo de verdade.
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Quem é o seu cliente? Como ele se parece? Onde habita? O que espera de você como fornecedor?
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Há mais perguntas do que respostas, ou pelo menos mais suposições. Para suprir essa carência de entender melhor quem é o nosso público e saber exatamente como podemos suprir suas necessidades e oferecer conteúdo de qualidade, criamos as personas.
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O que são as pessoas?
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Personas são um conceito de categorização de públicos, porém de maneira muito mais humanizada do que simplesmente definir um nicho de mercado.
Nessa conceitualização, são definidos quais características específicas esse público tem e através destes atributos, temos uma noção de como ele enxergará a empresa e o produto.
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Uma das partes mais interessantes deste processo é que, ao definir quem é a sua persona, você está projetando qual seria a profissão, hábitos de consumo, hobbies e até mesmo um rosto para este cliente.
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Vamos a um exemplo:
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Josias tem 28 anos, é morador da cidade de São Paulo, está terminando a faculdade de comunicação social e visa trabalhar com marketing digital. Sua atual rotina se resume em estagiar em uma agência de publicidade e estudos. Passa longos períodos fora de casa, prefere realizar compras online por falta de tempo e gasta uma quantia considerável com delivery. Tem como hobbies assistir filmes e séries em plataformas de streaming, e reuniões casuais com amigos.
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Conseguiu visualizar o Josias?
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Faremos um comparativo com o que seria uma descrição de um público-alvo.
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Pessoas de 18 a 45 anos com renda mensal até R$ 3.500,00, graduadas em comunicação social e gostam de realizar compras online.
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Sentiu a diferença?
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Criando uma persona você tem a oportunidade de conhecer o seu público com mais profundidade e assim entregando produtos e serviços mais adequados, além de realizar estratégias de marketing de conteúdo com muito mais precisão.
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Entendemos a sua importância, mas como criar uma persona?
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Primeiramente, precisamos de estudo e análise de dados. Eles são necessários para termos informações verdadeiras para conseguirmos construir esses perfis. Não é muito recomendável trabalhar com “achismo”. Entender seu cliente vai além do que você oferta com o seu produto, também é um exercício de empatia, entender a sua dor.
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Existem alguns direcionamentos para você criar a sua persona:
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Alinhamento entre times de marketing, vendas e diretoria: as expectativas sejam condizentes e o processo seja desenvolvido sem ruídos de comunicação. Para contribuir com essa jornada, listamos algumas ações para que você crie a sua persona:
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Análise de dados primários: É bem provável que a sua empresa tenha histórico de clientes e vendas, por aí já é possível efetuar um levantamento de perfil e comportamento, mas caso esses dados não existam ou seu negócio seja novo, podemos ir para o próximo passo;
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Realize pesquisas: Desenvolvam pesquisas de mercado através de questionários físicos e online.
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Não existe uma regra ou fórmula exata para criar as suas personas, cabe a você entender, estudar e definir com clareza seu modelo de negócio para que este processo seja o mais assertivo o possível.