A RD Station, parceira da BW8 Martech, é detentora da mais eficaz ferramenta de Lead Tracking disponível hoje e adaptada à realidade do mercado nacional. Em tempo real, essa ferramenta rastreia o comportamento do lead, seus interesses, e ainda monitora as visitas que esse lead faz a sites de e-commerces — como pode ser o caso do seu. E essa funcionalidade não se aplica apenas a e-commerces e outros locais de venda digital, mas a qualquer outro tipo de conteúdo disponível no seu site, inclusive conteúdos que levem a crer que o interesse do lead também se estenda a produtos físicos.
Essas informações privilegiadas sobre seus leads, após organizadas, são a base necessária para uma aproximação customizada de venda. Sabendo pelo quê seu lead se interessa, assim como todas as variáveis que envolvem esse interesse (como horário de consumo de determinado material, quantidade de acessos, compartilhamentos e assim por diante), fica muito mais fácil produzir conteúdos que se relacionem com os interesses dele e sejam direcionados a ele, mas, acima de tudo, fica mais fácil uma aproximação customizada e muitíssimo mais eficaz para vendas!
Monitorar o lead pelo conteúdo: o segredo para vender mais
Uma estratégias mais eficazes possibilitadas pela existência do Lead Tracking é o monitoramento dos leads com base nos tipos de conteúdos que consomem. Se sua gama de produtos e serviços disponíveis em sua página é mais diversificada ou possui algo semelhante a um catálogo, saber apenas que o lead visitou a página de disponibilização dos produtos não é suficiente. Mais eficaz seria ter a certeza de quais produtos ou serviços específicos foram visitados, ou ainda quais conteúdos foram consumidos em determinado período de tempo, o que possibilitaria uma abordagem mais direta, personalizada e com foco nas intenções demonstradas pelo lead em questão. Essa é a importância maior da usabilidade das ferramentas de Lead Tracking.
Com essas informações coletadas,
organizadas e otimizadas, fica muito mais fácil tanto para a equipe de marketing, quanto para o time de vendas, a abordagem específica e nichada com base nos interesses pessoais de cada lead. E os efeitos do uso das ferramentas de Lead Tracking não são eficazes apenas no momento da venda, mas também durante a jornada de qualificação de cada lead.
Quando organizados, os registros dos conteúdos de interesses desses leads contribuem para a produção de novos conteúdos direcionados a ele por parte da equipe de marketing. Dessa forma, o lead pode ser atingido, de forma propositalmente direcionada, por conteúdos cada vez mais densos sobre assuntos nos quais ele já manifestou interesse uma vez — e esse aprofundamento faz o lead atingir camadas cada vez mais profundas do funil de vendas, tudo isso de uma forma que aparenta orgânica, mas que é 100% estimulada por conta dos dados de Lead Tracking.
Prepare a oferta perfeita no momento certo
Dados não são apenas informações soltas: eles são algumas das mais valiosas moedas de troca da atualidade. Os dados obtidos por meio das ferramentas de Lead Tracking são essenciais para facilitar extremamente o trabalho dos times de vendas, principalmente porque eles indicam não apenas os interesses dos leads, mas também o momento certo de estimular a levantada de mãos desses clientes em potencial.
Com base nesses dados (que são capturados em tempo real), é possível desenvolver estratégias específicas para cada grupo de leads, levando em consideração também a cronologia dos seus hábitos dentro de determinado ambiente digital. A partir desse monitoramento e dessa análise do conteúdo que o lead consome, é possível estabelecer com exatidão o melhor momento para a abordagem do cliente em potencial, a oferta ideal para que seja irrecusável e aumentar significativamente a possibilidade de venda.
Sua empresa já usa ferramentas de Lead Tracking? Se ainda não, você consegue contabilizar quantas oportunidades de vendas já perdeu com isso?