Nós vivemos o fim da idade média e estamos navegando na idade mídia. Saímos de conteúdos e estratégias feitas pensando no que é bom para a maioria e estamos sendo impactados por estratégias personalizadas, que conseguem chegar ao consumidor com propostas diferentes em canais e mídias de sua preferência. Grandes empresas como Google, Spotify e outros players já conseguem entregar conteúdo com base no seu comportamento, dados, perfil social e etc. Com isso conseguiram crescimento escalável e dominaram todos nossos dispositivos, seja o computador dos empresários que está adquirindo produtos e serviços, ou do celular do consumidor que tem 100% do seu comportamento de compra nas lojas virtuais, adquirindo produtos de luxo ou até mesmo itens que antes iria até o mercado comprar e agora é impactado diretamente por ofertas “estranhamente selecionadas a dedo” por um algoritmo que consegue prever – ou adivinhar – qual vai ser a sua próxima compra. Você deve estar se perguntando agora o porquê da sua empresa não ter este tipo de estratégia. Talvez você use como desculpa que este tipo de estratégia só as grandes empresas como Magazine Luiza, Fiat e outros grandes anunciantes conseguem fazer. Ou você pode ser do perfil que culpa o seu departamento de marketing ou até a sua agência. Mas e você que é dono de uma empresa de varejo, gerente de um time comercial ou até mesmo coordenador de uma equipe de marketing, já pensou que pode estar cheio de possibilidades à sua volta, mas sem ter ideia para onde ir ou até mesmo sem as ferramentas certas? Já parou para pensar que está nadando em círculos e não consegue sair do lugar? Considera que investiu todas as suas forças e no horizonte não encontrou nenhum destino que pudesse salvar a sua operação?
Porém sem ter uma fórmula mágica, vamos focar no que pode nos livrar desta deriva estratégia. Podemos voltar aos anos 80, na virada de chave da publicidade. Quando as criações de peças publicitárias dependiam de um trabalho 100% manual com filmes, cromos e etc. Uma peça gráfica poderia demorar até 1 semana para ser construída com as ferramentas daquele momento. As pesquisas de comportamento do consumidor eram feitas por cadernos para os veículos de comunicação, em um trabalho duro no corpo a corpo, indo de casa em casa para conseguir ter uma ideia do que público esperava de cada produto e marca. Foi então que surgiu a tecnologia da informação, nossa libertadora informática. Que em pouco tempo democratizou computadores, sistemas, cursos, técnicas e deste momento em diante acelerou os processos e acabaram com os prazos para todos. Softwares avançados criando layouts em minutos, editores de texto e impressoras de grande capacidade acabando com a saudosa tipografia e todos os processos manuais. A popularização da internet fez o conteúdo chegar cada vez mais rápido aos consumidores. Podemos dizer que a rapidez da informação vem acompanhando a velocidade da luz. Graças a INFORMÁTICA, que no significado da palavra já abre o nosso próximo parágrafo.
Passando décadas da evolução dos computadores e acessibilidade das empresas para internet, sistemas, clouds e data center, você consegue me falar que sua empresa está inteiramente conectada? Sua empresa tem as informações que precisa de forma automática? Os resultados da sua estratégia de marketing são disponibilizados para você em tempo real? Falando dos seus sistemas, sejam os ERPS, CRMs e etc. Eles conversam de fato e conseguem entregar informações consistentes para a sua equipe tomar decisões rápidas (ou automáticas)?
Se você não conseguiu responder sim em 100% das perguntas, mesmo sabendo que existe um oceano de dados em sua operação, você está perdido EM UM BANDO DE DADOS. Sua equipe de marketing te apresenta relatórios mostrando cliques de campanhas, taxas de aberturas de e-mail e acesso ao site, mas você não vê isso se materializando nos resultados de vendas do seu time comercial. Se você está vivendo isso, olhe para o lado, mesmo em um oceano, você não está sozinho. A maioria dos empresários e tomadores de decisão estão neste mesmo barco (ou bote).
Ouvindo você, como uma Agência de Marketing, sei que a falta de informação ou a lentidão que estes dados chegam para os gestores e tomadores de decisões sempre foi o maior ofensor em todos os processos. Mesmo as melhores estratégias corriam o risco de insucesso toda vez que os seus resultados só poderiam ser colhidos no médio prazo ou que dependiam de esforço humano para gerar o valor desejado. Campanhas de Marketing incompletas por falta de automação na execução ou imensuráveis por falta de informação podem afundar qualquer equipe, mesmo as mais competentes. Sabendo que a solução seria mensurar todos os pontos de contato do lead com a marca e da comunicação estratégica em todas as etapas da jornada do consumidor, desde o BRANDING até a CONVERSÃO EM VENDAS, nos deparamos com a dificuldade de fazer isso sem ferramentas, ou pior, ver todas as ferramentas em um mar de possibilidade, mas não saber qual usar no momento certo para empresa ou segmento.
Acreditando que o maior desafio para conectar estratégias e departamentos seriam os vórtices, buracos entre sistemas que levam todas as informações para um local que ninguém consegue acessá-las e esbarrando em equipes de desenvolvimento que não tinham nenhum interesse em fazer pontes para estes dados, decidimos que sem entrar com soluções de tecnologia de dados, não conseguiríamos ter o sucesso esperado.
Além de criar campanhas geniais, treinar vendedores, nós precisávamos avançar para tecnologia. Analisar interfaces, mais do que mensurar quantas pessoas entraram no site, é entender como usar essas informações para otimizar a atração de novos visitantes. Mensurar o engajamento que acontece quando os clientes encontram valor no conteúdo. Uma vez que encontram: como se comportam? Quando não encontramos: como identificamos e corrigimos? Usar os dados a nosso favor para entender como vendemos, porque o usuário compra, como escalar tudo isso e ainda mais: como fazer tudo isso na velocidade certa, para não perder dinheiro e conseguir acompanhar os maremotos do mercado?
Está claro que antes de ideias e sonhos, precisavam criar uma inteligência de dados para mensurar os números do caminho, analisar cada campanha e criar um mapa para nos guiar até os melhores resultados. Assim, criamos o nosso departamento de implementação e desenvolvimento. Para esta equipe passamos o objetivo de fazer uma análise completa da jornada do consumidor, criando um algoritmo que tem como objetivo atribuir corretamente a importância de cada comportamento do lead e guardar todos os seus dados em um único local, desde a primeira conversão, seja ela em uma loja física ou até mesmo baixando um voucher em um site. Para isso, criamos um integrador entre sistemas que consegue unificar todos os dados obtidos nas diversas plataformas e estratégias executadas, nos dando a capacidade de abrigar todos os tipos de variáveis, sejam os dados de pessoas durante o processo de compras, informações geradas por clientes, vendedores e até mesmo por dispositivos eletrônicos. Tudo isso permitindo acesso aos dados de forma democrática, entendendo que os registros brutos podem ser organizados de diferentes formas e transformados em informações e insights para todas as decisões.
Transformamos desta aplicação numa plataforma transacional para dados, podemos diversificar o tipo de mensagem para cada indivíduo, engajar em pontos de contatos mais pertinentes e coletar informações personalizadas para automatizar as próximas etapas ou apenas direcionar a negociação para a fase mais adequada do funil comercial. Seja utilizando no pré-vendas, durante a venda ou até mesmo no pós-venda, deixando a automação engajar e incentivar compras recorrentes.
Com este pensamento, desenvolvemos a HOOK, um integrador entre sistemas que trabalha conectando os times de planejamento, mídia e vendas, transformando dados em direções de negócios. Auxiliando em entender cenários e as metas das operações e traduzir isso em projeções de resultados, atribuições de canais de mídia e KPI’s, garantindo a melhor aplicação do investimento de marketing e esforços de vendas num cenário sustentável e em crescimento. Unificar e enriquecer dados a partir de diversas fontes e formatos, viabilizando a visão 360° de multiplataformas e levando informações para os principais sistemas do mercado, conseguimos sucesso no ramo automotivo, o que nos trouxe clientes como o Jeep, Peugeot, Citroën, Fiat e RAM. Conheça o case de sucesso.
A Hook também unificou dados de empresas de telecomunicação de forma automática, o que as ajudou a se conectar mais profundamente com os seus clientes, registrando todas as interações para criar perfis completos que forneçam informações sobre as preferências e prevendo comportamentos para retenção ou venda de novos produtos. Assim, colocamos em nossa carteira de clientes 7 operadoras pelo Brasil. Case que ficou entre os 10 melhores do Brasil: como a BW8 utilizou o marketing digital para otimizar as vendas da maior empresa de telecomunicações do Paraná.
Já para o mercado imobiliário conseguimos ganhar velocidade nas estratégias e conexão entre suas equipes, empoderarmos times de marketing e vendas de construtoras e imobiliárias. Estamos falando da integração das informações, visão clara dos pontos de contato do lead com a marca, facilitando para que os vendedores atuem de forma assertiva no ciclo de vida do cliente. Oferecendo também um ambiente digital onde será possível interpretar em tempo real os dados e logs do CRM para que o time de Marketing possa concentrar esforços nas ações com maior chance de resultados. Assim o sucesso dos lançamentos de empreendimentos chegará aos andares mais altos e nos tornando uma referência também neste segmento. Veja detalhes deste projeto.
Para conseguir um crescimento constante em um mercado tão competitivo, foi preciso unir ferramentas de automação, soluções em integração e BI para traduzir dados em ações em tempo real. Nosso time de marketing se uniu à nossa equipe de desenvolvimento que se tornou peça fundamental no início de cada estratégia. Hoje podemos dizer que temos um time de implementação, marketing e performance trabalhando em uma direção única, levando inteligência e velocidade para todas as estratégias. Aceleramos processos e encurtamos distâncias entre as ações de marketing e o resultado de vendas.
Da BW8 que era uma agência comum de comunicação que estava com um faturamento estacionado, porque dependia 100% de volume de entregas sem conseguir dimensionar a efetividade destas estratégias e assim conseguir gerar valor ao trabalho da equipe, para a BW8 Martech, que hoje é uma empresa que desenvolve soluções, seja ela em integradores como a HOOK ou acelerando vendas digitais através da cultura DATA DRIVEN que utiliza dados para melhorar processos e guiar tomadas de decisões em tempo real. Mudança que fez de 2022 o melhor ano dos nossos 8 anos de história.
Fecharemos os últimos 12 meses com 3.5 milhões de faturamento e estamos prevendo para o próximo ano um crescimento de 40%, assim, podemos chegar próximo aos 5 milhões. A decisão de se tornar uma martech e investir em desenvolvimento de dados nos fez crescer e enxergar objetivos que nunca imaginamos.
Se existia alguma dúvida na escolha de posicionamento Tech, no foco em criação de APIs, sistemas e aplicações. Hoje nós olhamos para o mercado e visualizamos grandes empresas investindo nos seus núcleos de tecnologia, como a Ambev, o Carrefour e muitas outras. Em todas elas encontramos diversidade de canais, inteligência de mercado e muito investimento em criar novas aplicações para ganhar velocidade e novos mercados utilizando dados.
Escolhendo este mesmo caminho, hoje uma empresa conectada às principais soluções de mercado e com estratégias vencedoras para os nossos clientes.
A informação automática nos fez ser data driven e ser data, nos fez avançar com a lógica para fazer história. Em um mar de possibilidades, encontramos o nosso caminho. E você? Precisa de ajuda para encontrar o seu?
Aguardamos você no RD Summit 2022.